

Afinal, o que seria um Ensaio Boudoir?
Muitas pessoas quando ouvem a frase “ensaio sensual” já ficam com cabelo em pé. Mas, calma, não há com o que se preocupar: não há nada de pornográfico. Na fotografia nós chamamos esse tipo de trabalho de ensaio boudoir ou fotografia boudoir. A palavra tem origem francesa e quer dizer “quarto lindamente decorado, utilizado pelas mulheres de alta classe e da realeza para se vestir, dormir, costurar, trocar de roupas, ter conversas privadas e até encontrar o seu amado”.
Com esse espaço tão próprio, a partir da década de 1920, as mulheres – principalmente as grandes sexysimbols da época – acharam esse o cenário ideal para suas fotos sensuais, sem muitas roupas, e, com o tempo, se tornou um estilo de fotografia íntima feminina. No início, as fotos eram tiradas nos próprios quartos das modelos, em cenários montados lembrando os antigos quartos franceses e até em suítes de hotéis de luxo.
Os móveis, as lingeries, as poses e a sensualidade feminina ajudam a construir esse tipo de fotografia. E, por mais que fosse um grande tabu na época, o ensaio boudoir ganhou grande popularidade, inclusive entre homens e casais. Muitas noivas também passaram a tirar essas fotos e presentear seus maridos após o casamento. Com o tempo, virou também presente de aniversário, dia dos namorados e aniversário de casamento.

Características
Desde que surgiu, o ensaio boudoir chama atenção por algumas características, entre elas, a sensualidade. Nesse tipo de fotografia, a nudez nem sempre é uma regra; se por acaso aparecer, será de forma sutil, com delicadeza, e bem pensada. Diferente do que acontecia antigamente, hoje muitas mulheres tiram suas fotos para elas mesmas. E o objetivo deste, seria enaltecer a sua beleza e a feminilidade, aumentar sua autoestima, mostrar sua liberdade e seu empoderamento.
Hoje também não é necessário um cenário suntuoso que lembre os antigos “boudoir”, mas um jogo de luz, uma temática, um ambiente discreto, onde o principal é a pessoa, mantendo-se, em sua grande maioria, ainda o quarto como cenário.







Todas as mulheres merecem se ver retratadas de uma forma que valorize sua beleza e mostre sua melhor versão. Em um primeiro momento, tirar a roupa para fazer um ensaio é algo desafiador, mas logo em seguida é transformador e um verdadeiro momento de realização
Quem opta por esse tipo de fotografia precisa encontrar um local agradável e confortável. É possível fazer em casa, em lugares que fazem locação para ensaio boudoir, em quartos de hotéis ou até em estúdios que recriam ambientes.

O foco do Ensaio Boudoir é registrar a beleza por meio do charme e da sensualidade sem, no entanto, parecer vulgar. Nele, o corpo é valorizado e as lentes buscam captar as curvas femininas em poses que misturam o delicado com o sexy.
O primeiro motivo pode ser o aumento da autoestima. No Ensaio Boudoir, o fotógrafo está preparado para evidenciar o que há de melhor e mais belo no seu corpo e expressões. O que isso significa? Que o resultado fará com que você descubra pontos fortes que talvez ainda nem conhecia.
O segundo motivo é a possibilidade de surpreender seu amor. Já imaginou preparar um álbum e presenteá-lo com as fotos momentos antes do casamento ou durante a lua de mel? Isso sim é começar o matrimônio com o pé direito
Experimente as peças antes
Se for comprar peças especialmente para o ensaio, experimente todas elas antes. Ninguém merece descobrir bem no meio da sessão que aquela cinta liga maravilhosa é muito desconfortável, não é?
Ainda, conferindo tudo com antecedência, você saberá quais são os acessórios e peças que mais valorizam seu corpo e, até mesmo, as cores que quer usar — aí vai uma dica bônus: tons neutros são ótimos curingas para destacar seu corpo no Ensaio Boudoir.
Opte por uma maquiagem de acordo
A maquiagem tem o poder de realçar ainda mais a beleza da mulher, então, está liberado caprichar para se sentir ainda mais poderosa, ok?
Entretanto, atenção: cada detalhe do ensaio, do cenário ao figurino, é pensado para criar uma atmosfera bem intimista e natural, então, que tal seguir nessa pegada? A não ser que você não abra mão de se produzir com cores fortes, uma boa ideia é optar por tonalidades mais claras quando for escolher o batom e sombras.
Identifique as partes do corpo que mais gosta
Um bom profissional saberá conduzir o ensaio de modo a extrair o melhor de cada movimento que fizer, mas isso não impede que você destaque suas características favoritas.
Se tem uma parte do corpo preferida, deixe-a em evidência. Você pode, inclusive, avisar ao fotógrafo, que vai propor algumas poses focadas nela. Isso aumentará sua confiança e deixará você ainda mais empolgada com os cliques.